Reproduzir vídeo

Neuroeducação

Pesquisas comprovam que as chamadas "janelas de oportunidade" precisam ser estimuladas, para que as crianças possam se desenvolver de forma plena e saudável.

Para saber mais sobre esse tema, acesse:

Você sabia que ...

Nos primeiros anos de vida, 700 novas conexões neurais são formadas a cada segundo?

As experiências educativas e o uso repetitivo fazem com que essas conexões se tornem mais eficientes, promovendo o diálogo entre as diversas áreas do cérebro

O cérebro humano é mais flexível, nos primeiros anos de vida e, por esse motivo, responde melhor aos estímulos de aprendizagem?

Nesta fase, o cérebro da criança demonstra maior capacidade de se reorganizar e adaptar frente a novos desafios

Experiências educativas afetam o desenvolvimento do cérebro tanto quanto fatores genéticos?

A genética oferece as bases fisiológicas do cérebro, mas são as experiências educativas que moldam as estruturas cerebrais relacionadas à aprendizagem e ao comportamento

A partir de 2 meses de idade, os bebês já revelam interesse por outros bebês?

Crianças ficam felizes na presença de outras crianças e, quando têm a oportunidade, observam curiosas o comportamento e as expressões faciais de seus companheiros.

Linha do tempo

4 meses - 6 meses

4 meses: Para algumas mães, os 4 meses marcam o fim da Licença Maternidade. Chegou a hora de voltar ao trabalho. É claro que o bebê sentirá saudade, mas a escola oferecerá a ele segurança, estímulos e muito carinho.

5 meses: Curioso, o bebê tenta agarra com as duas mãos os objetos que estão a sua volta. É preciso ter cuidado com aquilo que deixamos ao alcance da criança.

6 meses: Nesta fase, o bebê está descobrindo seu próprio corpo. Ele esperneia quando está com as pernas pendentes.

7 meses - 9 meses

7 meses: O bebê é um pequeno explorador, e cada vez mais, conquista independência. Senta-se sozinho e é capaz de transferir objetos de uma mão pra outra.

8 meses: O bebê demonstra seu desejo de locomover-se de forma independente.

9 meses: Alguns bebês costumam engatinhar nesta fase. Aos poucos, o bebê vai se sentindo seguro e preparado para começar a andar.

10 meses - 1 ano

10 meses: O bebê é capaz de levantar-se e sentar-se sozinho, apoiando-se em móveis. É, nesta fase, que normalmente começam a dar preferência a uma das mãos.

11 meses: Os primeiros passos já chegaram ou já estão a caminho. O bebê apresenta coordenação motora suficiente para beber no copo sem ajuda.

1 ano: Esta é a época das imitações. O bebê bate palmas, dá tchau quando estimulado por um adulto ou mesmo de forma espontânea.

1 ano e 6 meses

O bebê ganhou indepedência no processo de locomoção. Pode subir nos móveis, pular, puxar e empurrar objetos.

2 anos e 6 meses

A criança ganha novas habilidades locomotoras. Desce e sobe escadas com apoio do corrimão e salta sem desequilibrar-se.

3 anos e 6 meses

Nesta fase, a criança já está cheia de energia, quer correr, brincar com os amiguinhos... Os eventos sociais serão cada vez mais constantes.

4 anos

A criança apresenta habilidades ilimitadas. Normalmente, é nesta fase que o interesse pelos esportes aparece. Em breve, a alfabetização introduzirá os pequenos ao universo das palavras.

5 anos

Nesta idade, o cérebro da criança já atingiu 90% do tamanho do cérebro adulto. Os dentes permanentes começam a empurrar os de leite.

6 anos

A criança começa formalmente o processo de alfabetização, a ver e a entender as letras bastão. Mais do que nunca, a curiosidade e a vontade de aprender estarão afloradas.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades, notícias e informações sobre desenvolvimento infantil

Rua Chilon, 352 • Vila Olímpia
CEP 04552-030 • São Paulo • SP

toddler@toddlerdi.com