EDUCADORA INFANTIL DÁ DICAS PARA LIDAR COM A FASE DAS MORDIDAS NA INFÂNCIA
Por Camila Queres
Por volta de um ano e meio de idade até os três anos, as crianças começam muitas vezes a ter o comportamento de morder para expressar um sentimento ou porquê estão num pico de energia. Como lidar com essa fase? Aqui a educadora infantil Camila Queres, do canal CriaMinha, dá cinco dicas aos pais:
Tente detectar o padrão de comportamento. Observe em que momento a mordida aparece. É num pico de energia, em um o momento de estresse ou numa demonstração de afeto? Detectar o padrão de comportamento é muito importante para atuação no campo da prevenção.
Converse com a criança sobre a mordida de uma forma geral, ampla, sem entrar em detalhes dos acontecimentos.
Existem muitos livros e muitas histórias que trabalham a mordida de forma lúdica. A criança aprende de uma forma leve e gostosa.
Livros que recomendo: A jacarezinha que mordia Autora- Emilia Nunes, Morde não Autora- Rose Borges, Morde não Napoleão Autora- Joyce M. Rosset, Só me diz por que não devo morder. Autora- Sara Agostine.
Não mordisque a criança como sinal de carinho. Essa atitude pode fazer com que seu filho associe afeto com mordida e reproduza esse comportamento.
E, por último, não rotule, não converse sobre o tema mordida de forma cômica na frente da criança ou com tom de preocupação; assim a criança não ganha atenção demasiada por um comportamento negativo que é justamente o que queremos inibir.
Sobre Camila Queres – Idealizadora do berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil , a educadora infantil Camila Queres trabalha há mais de 15 anos na área de educação. É formada em Letras pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e tem pós-graduação em Gestão e Educação. Entre os colégios que atuou estão a Escola Britânica do Rio de Janeiro e a Chapel School, em São Paulo. Hoje, além de comandar o berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil, faz a gestão do berçário corporativo da Unilever. Também é mãe de Bento (2 anos) e de Joaquim (1 ano).
Link do vídeo: https://youtu.be/3Mdep0q0kJI