O Conto de fadas é uma importante ferramenta de estímulos e aprendizagem, através da história dos personagens e ilustrações, a criança entra em um mundo que é só dela.
Qual adulto nunca se encantou com um conto de fadas? Se ele nunca fez sentido para você, com certeza faz muito sentido para seu filho, seu sobrinho, seu aluno.
“Faça magia, faça magia”…
Esta famosa frase da Ana no filme Frozen soa como um apelo quanto à falta de encanto ao apresentar a literatura infantil. A princípio, o contato da criança com a leitura é oral e, muitas vezes, ela se encanta ao ouvir como foi o seu nascimento, o que aconteceu nas suas primeiras festinhas de aniversário ou daquela travessura inesquecível que ela fez, sabe por quê? Porque ela é protagonista.
O que será que estamos “dizendo” para as crianças quando lemos para elas apenas na hora de dormir ou na tentativa de acalmar a turma no fim do dia? Será que estamos formando novos leitores?
Como especialista em educação infantil, entendo que não é nenhuma novidade, o fato que é nos momentos do brincar livre que as crianças falam, demonstram e agem o que estão sentindo ou vivenciando, então por que não explorar mais desses momentos? Principalmente com as crianças pequenas que não conseguem verbalizar suas emoções. Explorar um ambiente cheio de estímulos depois de ouvir uma história dará a elas uma oportunidade única de serem o que quiserem em seu mundo utópico e, ao profissional observador, de tirar o máximo dos “porquês” que giram em torno das escolhas feitas.
É no ambiente escolar que a criança tem a possibilidade de vivenciar e explorar de forma mais concreta sua criatividade e o gosto pela leitura, mas, para isso, elas precisam sair da posição de meros ouvintes. Em meio à tanta tecnologia, trazer as crianças para perto dos livros é uma tarefa árdua para nós educadores e para os pais, sem dúvida está cada vez mais difícil concorrer com a interatividade de tablets, smartphones e brinquedos eletrônicos.
São muitos os benefícios que a leitura proporciona para as crianças, do enriquecimento do vocabulário às conexões cerebrais. Mais do que nunca, temos que trazer o encanto e a magia para os momentos da leitura e principalmente colocar nossos toddlers como protagonistas, pensantes e críticos enquanto desenvolvemos e estimulamos sua linguagem, formamos novos leitores.