Primeiramente, devemos saber: o que é musicalização? Resumidamente a musicalização nada mais é do que a inserção da criança no meio musical, que acontece por meio de processos. Para tanto, é necessário que haja um bom conhecimento do educador a respeito desses projetos , de modo que possa realizar o planejamento de aula com objetivos apropriados para cada faixa etária.
As aulas de musicalização infantil têm – ou pelo menos deveriam ter – um planejamento e objetivo a serem alcançados; a falta desse planejamento gera uma confusão no meio educacional, que leva a confundirem as aulas de musicalização com recreação. por isso, cuidado.
Deve-se ter em mente que as aulas de música, diferentemente da recreação, não brincadeira, muito pelo contrário! As aulas de musicalização infantil têm um objetivo que deve ser atingido; para isso, demanda do educador estudo, reflexão, conhecimento a respeito de cada faixa etária, entre outros aspectos importantes para um bom desempenho do aluno.
Dentro das instituições de ensino, não estamos em busca de formar músicos; para isso temos as escolas livres de músicas e faculdades. Nosso interesse maior é poder possibilitar esse conhecimento artístico e ampliar a visão do aluno com relação ao universo da música por meio de atividades diversas e instrumentais, que irão colaborar para seu desenvolvimento como um todo.
Durante as aulas de musicalização utilizamos termos próprios da musica a fim de desenvolver um trabalho que permeia esse campo; paralelamente utilizamos outros recursos, como o corpo e outros objetos, que auxiliarão durante a prática musical com o intuito de desenvolvermos: aspectos rítmicos, auditivos, melódicos, harmônicos, interpretação e analise musical, leitura não convencional, a pratica em conjunto, dentre outras tantas coisas necessárias para a prática musical.
É importante ter em mente que um educador sério e que se preze se mantém constantemente atualizado, seja por meio de pesquisas ou cursos; Além disso, não vai se contentar em sentar em roda com os alunos e apenas cantar diversas músicas diversas – e muitas das vezes repetidas – sem uma fundamentação.
Pelo contrario, um bom educador prepara as aulas, observa e faz anotações, para que, ao final do dia, possa refletir e avaliar cada aluno. Durante as atividades, o educador oferece condições de exploração e criação ao aluno. Um educador sério tem uma fundamentação teórica em que se baseia para realizar sua prática pedagógica musical.
Por isso, atenção! Musicalização é coisa séria!
Professora de música Gê.