Nos dias de hoje falar sobre alimentação na escola pode gerar diversos tipos de opiniões, mas no final o interesse é o mesmo: que nossas crianças tenham uma alimentação saudável.
Ter um cardápio equilibrado, atrativo e saudável é uma tarefa que a escola vem sempre se preocupando e investindo com o auxílio de dois nutricionistas que têm o bem-estar das crianças como foco em tudo isso.
Não podemos dizer que é uma tarefa fácil inserir certos alimentos na vida das crianças e que elas não têm nenhum tipo de rejeição a eles. Nos anos iniciais há uma preocupação maior com isso, já que o que oferecemos às crianças provavelmente dirá muito sobre como será a alimentação delas no futuro.
No ambiente escolar procuramos sempre respeitar o tempo de cada um. Oferecer o alimento é indispensável, mas também deve-se entender que tudo demanda tempo e paciência. Quando percebemos uma certa resistência, buscamos de formas diferentes tentar inserir este alimento na vida daquela criança. Pode ser em uma roda de conversa, em alguma brincadeira, um momento de degustação, entre outras, mas de modo a ter a certeza de que a criança teve contato com aquele alimento de alguma forma. Nossos alimentos são servidos de acordo com as necessidades das crianças, respeitando cada faixa etária.
Nosso cardápio foi criado de acordo com o programa 5 ao dia, no qual as crianças são incentivadas a consumir ao menos 5 porções de frutas, verduras e legumes por dia. Buscar o equilíbrio e qualidade é indispensável para escola e para os próprios pais, que têm grande preocupação com o que os pequenos comem fora de casa.
Tanto na escola quanto em casa é possível entreter e divertir as crianças quando o assunto é alimentação saudável. Possuímos diversas ferramentas para isso: o momento da culinária, por exemplo, sempre causa entusiasmo nos pequenos. É neste momento que despertamos seus olhares para outras formas de alimentação e, é claro, entramos na brincadeira também!